Jovem Aprendiz Senai 2021 – Inscrições e Vagas

Jovem Aprendiz Senai 2021 – Inscrições e Vagas

Anúncios

O SENAI conjuntamente ao Governo Federal e com base na Lei do Aprendiz, oferece programas de aprendizagem para adolescentes e jovens que estejam na faixa etária dos 14 aos 24 anos. Trata-se do programa Jovem Aprendiz SENAI.

Através dos cursos de aprendizagem as empresas e indústrias credenciadas ao Senai contratam aprendizes por um tempo determinado, geralmente por um prazo de 2 anos.

Anúncios

É levado em consideração a cota prevista em lei para a contratação de adolescentes e jovens para o quadro de funcionário da empresa. Assim, contribui com o desenvolvimento da pessoa bem como da empresa.

As cotas

Todas as médias e grandes empresas no Brasil tem a obrigação dada por lei de contratar adolescentes e jovens de 5% a 15% de funcionários existentes em cada estabelecimento.

No caso do Senai, a condição de aprendiz é dada no momento da contratação pela empresa, bem como da matrícula em um curso de aprendizagem no SENAI. Sendo que o prazo do curso será de dois anos.

Pré-requisitos

Os pré-requisitos para que o adolescente ou jovem possa ser contratado por alguma empresa ou indústria credenciada ao SENAI, são os que listaremos na sequência:

1. O adolescente ou jovem deve estar na faixa etária dos 14 a 24 anos de idade;
2. Deve estar matriculado e cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. Existem alguns casos em que aceita-se candidatos que já terminaram o ensino médio.
3. Disponibilidade por parte do adolescente ou jovem de trabalhar por cerca de 6 horas diárias sem que isso interfira negativamente em seu horário escolar.
4. O candidato não poderá ter registro em sua carteira profissional, visto que a exigência dada por lei é que a contratação seja apenas de pessoas que ainda não tiveram uma oportunidade de emprego.

É importante destacar que a prioridade sempre é dada para adolescentes e jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social, em especial, aqueles que possuem baixa renda.

Benefícios e vantagens

Quando você é contratado por alguma indústria credenciada ao Senai para participar do programa Jovem Aprendiz Senai 2021, você se torna um colaborador igualmente a um funcionário permanente.

Dessa forma, tem direito a usufruir de benefícios e vantagens próprias da profissão, e também de algumas estabelecidas na Lei do Aprendiz.

Para você ter uma ideia, os benefícios e vantagens que você irá adquirir são os seguintes:

1. Possibilidade de ganhar o salário mínimo vigente no país de acordo com as suas atividades desenvolvidas;
2. Possibilidade de receber o décimo terceiro salário no mês de dezembro de cada ano;
3. Possibilidade de ter férias remuneradas e que coincidem exatamente com o seu período de férias escolares;
4. Carteira assinada como aprendiz;
5. Possibilidade de receber vale-transporte, o que dispensará a necessidade de você pagar transporte com o seu salário;
6. Possibilidade de receber vale-refeição ou vale-alimentação;
7. Oportunidade para cursar capacitações de aperfeiçoamento profissional;
8. Contribuição ao Fundo de Garantia do Trabalhador Social (FGTS);
9. Contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Outra grande vantagem que destacamos é a possibilidade de você ser contratado após o programa Jovem Aprendiz e, assim, trabalhar permanentemente na empresa.

Caso isto não ocorra, fique certo que você terá aprendido e adquirido experiência, e estará preparado para enfrentar o mercado de trabalho e conseguir uma vaga de emprego em qualquer empresa.

Como participar

Para você que quer participar no programa Jovem Aprendiz SENAI deverá procurar o setor de recursos humanos da empresa que deseja trabalhar. Observe que esta deve ser vinculada ao SENAI.

Cada empresa terá formas de seleção diferenciadas. Por esta questão, se informe certo como participar da seleção.

Lembre-se que também deverá participar de um curso técnico de aprendizagem oferecido pelo Senai. É interessante observar que alguns desses cursos são gratuitos.

Outro detalhe é que esse curso deverá ter relação com as atividades que você irá desempenhar na empresa. Mas não se preocupe porque a empresa mostrará os cursos que você poderá fazer.

Depois dessa etapa, você deverá ir ao Senai e fazer o preenchimento do requerimento de curso para aprendizes e, em seguida, efetuar sua inscrição no curso.

Seguido todas essas etapas, basta que você aguarde o contato do Senai para mais informações.

Sugerimos também que você acesse o link abaixo para saber mais sobre o programa Jovem Aprendiz Senai: http://www.pe.senai.br/programa-jovem-aprendiz/#.W3DPZyRKjIU

Estas informações lhes foram úteis? Se sim, então vale muito clicar aí e compartilhar com a família e os amigos!

2 comentários em “Jovem Aprendiz Senai 2021 – Inscrições e Vagas”

Comentários encerrados.

Rolar para cima