Anúncios

O CIEE nada mais é do que o Centro de Integração Empresa-Escola, uma associação brasileira sem fins lucrativos que funciona como um intermédio entre estudantes e empresas que desejam contratar. Ele realiza processos seletivos para selecionar jovens de todo o país e de diferentes idades para atuar em centenas de empresas e em oportunidades de estágio e Jovem Aprendiz.

Algumas vezes, as vagas também englobam cursos profissionalizantes, como é o caso do Jovem Aprendiz. Uma novidade para esse ano de 2021 é a Maratona CIEE, um evento 100% online onde serão ofertadas cerca de 12 mil oportunidades em todo o país. Se você é jovem e não vê a hora de ingressar no mercado de trabalho, o evento foi feito para você. A seguir, veja mais informações.

Anúncios

Maratona CIEE acontece nesse final do mês

A Maratona CIEE é um evento online organizado pela instituição e tem como objetivo ajudar a inserir mais jovens no mercado de trabalho, abrangendo aqueles que estão no ensino médio e na graduação. A programação do evento conta com 12 mil vagas de estágio e de Jovem Aprendiz para todo o país.

O evento está programado para acontecer entre os dias 22 e 26 do mês e para conferir todas as oportunidades você deve ingressar com o seu login e senha do CIEE, ou criar o seu cadastro.

Quem pode participar da maratona

A maratona está aberta ao público, entretanto, para poder se inscrever para as oportunidades de emprego, é preciso atender a algumas exigências de idade e escolaridade. As vagas de Jovem Aprendiz, por exemplo, exigem uma idade entre 14 e 24 anos não-completos, além de ser necessário estar concluindo o ensino fundamental ou estar cursando o ensino médio.

Para as vagas de estágio, não há requisitos em relação à idade para participar, mas é preciso que o estudante esteja matriculado no ensino médio ou em cursos de graduação. Com essas informações, fica muito mais fácil saber se há oportunidades para o seu tipo de perfil ou não.

Muitas pessoas atendem aos requisitos do Jovem Aprendiz, mas já trabalharam com carteira assinada e, por esse motivo, não podem se inscrever. Nesses casos, devem optar pelas vagas de estágio. Independentemente do seu objetivo, não deixe de participar e conferir todas as oportunidades que estão sendo disponibilizadas.

Vagas oferecidas na Maratona CIEE

Esse feirão de estágio promovido pelo CIEE é um grande sucesso e também permite que empresas de todo o país participem disponibilizando vagas em suas unidades. Nessa edição, das 12 mil oportunidades, cerca de 8 mil delas são para estágios e o restante é voltado para os jovens aprendizes.

Em questão das áreas com maiores oportunidades, o destaque segue para o setor de agronegócios e serviços. Mas além disso, também será possível encontrar vagas nas áreas de Administração, Psicologia, Pedagogia, Engenharias e muito mais.

Participe da maratona e descubra se há algum curso de seu interesse sendo disponibilizado próximo a você. Essa é uma grande oportunidade e o intuito do evento

também é engajar os jovens e deixá-los cientes de todas essas oportunidades para que possam mudar suas vidas ao ingressar no mercado de trabalho.

Como garantir a sua vaga na Maratona CIEE

Para não perder a chance de participar da Maratona do CIEE, você deve acessar o site https://portal.ciee.org.br/maratona  e escolher entre duas opções, se você já tem ou não um perfil cadastrado no CIEE. Caso já tenha, clique em “Já tenho perfil no CIEE” para ser redirecionado para uma página de login, devendo informar seu CPF ou código CIEE e a senha.

Caso nunca tenha acessado o portal, vá na opção “Não tenho perfil no CIEE” para poder criar o seu cadastro e assim conferir todas as vagas disponíveis. Em ambos os casos, é possível conferir todas as vagas e seus respectivos detalhes, além de se inscrever para aquelas de seu interesse.

Não deixe de acessar o site, fazer o seu cadastro e começar a procurar por vagas que sejam do seu interesse na sua região.

Perdi a maratona, o que eu faço?

Nem todo mundo fica sabendo de eventos como esse ou acabam descobrindo tarde demais. Quando isso acontece, não há motivos para desanimar. Apesar de você não poder conferir todas essas 12 mil oportunidades, ainda pode se cadastrar no portal do CIEE e conferir os processos seletivos em aberto para sua região.

No portal há sempre novas vagas de emprego de estágio, Jovem Aprendiz e outros. Você consegue ler todas as informações e detalhes, acessar o link de inscrição e acompanhar todo o processo seletivo. O ideal é acessar o portal toda semana ou até mais de uma vez na semana, para não perder nenhuma novidade e estar por dentro de todas as oportunidades que surgirem.

Estágio ou Jovem Aprendiz

Por mais que muitas pessoas confundam as duas coisas, elas não são iguais. O estágio é uma oferta de emprego que dura por algum tempo, geralmente 6 meses, podendo se estender até 1 ano. Ele pode ter carga horária reduzida, o funcionário pode ser contratado como CLT após o término do contrato, pode fazer hora extra e em muitos casos, a carga horária do estágio é usada como horas na faculdade. Vale lembrar ainda que a pessoa já pode ter trabalhado de CLT em outra empresa, e agora estar em um estágio.

Entretanto, no Jovem Aprendiz, para ser contemplado o jovem não pode nunca ter trabalhado com carteira assinada, além de ter entre 14 e 24 anos. O programa tem duração média de 2 anos e há chances de ser contratado como CLT depois, mas são poucas. O Jovem Aprendiz não pode fazer hora extra, nem trabalho noturno. A sua carga horária depende da sua escolaridade: se ainda estiver no fundamental, são 6 horas por dia; se estiver no ensino médio, a carga horária pode se estender até 8 horas diárias.

No estágio a empresa não precisa necessariamente oferecer uma vaga de curso para o profissional contratado, já no Jovem Aprendiz, isso é essencial.