Senar abre inscrições para 6 cursos online e gratuitos

Senar abre inscrições para 6 cursos online e gratuitos

Anúncios

O Senar que é serviço nacional de aprendizagem rural acabou de anunciar que abriu as inscrições para 6 cursos de profissionalização e qualificação online. Os cursos estão disponíveis em diversas cadeias produtivas e as aulas iniciaram no último dia 12, em agosto.

Foi criada no dia 15 de abril do ano de 1993, é mais uma das entidades que compõe a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do sul, centro do agronegócio, casa rural, confederação da agricultura e pecuária do Brasil entre outros que compõe um grupo conhecido também por sistema FARSUL.

Anúncios

A instituição é responsável por criar e propagar movimentos e ações para a capacitação profissional de integrantes e famílias do meio rural, assim com o objetivo de tecnificar essas pessoas melhorando sua qualidade de vida e sua respectiva participação de maneira mais ativa e produtiva no mercado.

Entre as causas promovidas estão, por exemplo a disponibilização de cursos de qualificação, programas de treinamento, e métodos que trazem aos produtores rurais um incremento na renda. Além de promoverem ainda a existência de palestras que trazem para eles mais informações, lazer, e em alguns casos até mesmo com o objetivo de descontração.

O público total beneficiado no estado do Rio Grande do Sul chega a incríveis 100 mil pessoas anualmente. Vale salientar que a grande maioria das atividades promovidas são gratuitas e estão disponíveis para o usufruto nos sindicatos dos trabalhadores rurais de seu município.

Como participar dos cursos disponibilizados?

Para participar dos cursos disponibilizados, você precisa apenas entrar no site do Senar e se inscrever. A duração dos cursos vai desde 7 dias a cerca de dois meses, dependendo do curso pretendido e a carga horaria por aula também é variada.

Quais são os cursos disponibilizados?

Dentre as opções de curso que o Senar ofereceu nestes seis estão cursos relacionados ao momento atual como a crise gerada pela pandemia da Covid-19, cursos ligados as áreas da bovinocultura e pecuária e também na área da suinocultura.

A primeira opção de curso é a confecção de máscaras de proteção contra o Corona Vírus. Dentre os ensinamentos repassados nesse curso estão a confecção desde os retalhos até a máscara completamente feita. No curso são ensinadas duas maneiras de fazer as máscaras de modo simples e econômico com materiais que estão sobrando em sua casa. A duração do curso é de cerca de uma semana e dois dias onde serão dados 7 dias de aulas apenas em dias úteis com uma duração de duas horas por aula.

A segunda opção de cursos disponíveis é relacionada, as mudanças climáticas e a agricultura onde será debatido o impacto direto do clima no setor agropecuário. Desde a produção de forrageiras, sementes, grãos, carne ou qualquer outra atividade do ramo que sofre grande impacto com as mais sutis alterações no clima.

Serão repassadas maneiras de lidar com esse problema, amenizando os seus impactos e reduzindo o seu prejuízo aos agricultores. Ainda está prevista a apresentação do plano que introduzirá aos agricultores a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que é conhecida como plano ABC. Outra maneira que visa a redução do impacto ambiental da atividade humana e consequentemente uma melhor produtividade com gastos mais baixos ao produtor rural.

O curso possuirá uma carga horaria total de cerca de 20 horas e uma duração de 30 dias.

O terceiro curso disponibilizado é o curso de recuperação de pastagens degradadas, que consiste na apresentação de pastagens com uma espécie de forrageira pobre e não adaptada a região, tipo de clima e tipo de solo juntamente com um solo pobre e completamente danificado pela erosão. O que é muito comum em nossa região devido a baixa quantidade de informações técnicas disponibilizadas aos produtores.

Partindo disso, o desafio do curso é mostrar para os agricultores uma maneira viável divididas em etapas de como transformar esse cenário comum no cotidiano dos agricultores e que foi apresentado, em um cenário com uma pastagem de qualidade sem gastar um valor alto e que traga prosperidade ao animal que irá se alimentar dela. São ensinados aos agricultores também as práticas de manejo recomendadas para uma maior longevidade da pastagem.

O curso possui ainda um enfoque voltado a causa de responsabilidade com o meio ambiente, a carga horaria do curso também é de 20 horas totais divididas em 30 dias.

O quarto curso disponibilizado é o curso de florestas plantadas, onde serão repassados os ensinamentos de técnicas de plantio da silvicultura comercial com espécies como o Eucalipto e a Acácia por exemplo, que possuem rápido crescimento e rápida capacidade de fixação do carbono atmosférico, sendo assim aliadas do meio ambiente no aspecto da despoluição do ar.

Os interessados nesse curso irão aprender o processo completo da silvicultura desde o planejamento do plantio das mudas até a retirada das arvores com a sua respectiva colheita. Uma das grandes vantagens desse método é a possibilidade de aproveitar solos pobres, degradados, que não serviriam para a agricultura de plantas convencionais como o milho por exemplo. Ela evita assim uma piora no quadro do solo, pois com uma cobertura verde, como as arvores, ocorre uma redução significativa da erosão do solo. A duração do curso é de cerca de 45 dias e a carga horaria total é de 30 horas

O quinto curso é sobre sistema de produção e pastagens para a bovinocultura de leite, que dá aos produtores uma ideia melhor e mais concreta sobre o manejo de diferentes tipos de pastejo, como o silvipastoril ou ainda a rotação de pastagens que esta ligado ao controle de pragas. Porém este curso é voltado para a produção de leite, e não para a bovinocultura de corte. A duração do curso é de 45 dias e a carga horaria total do curso é de cerca de 30 horas.

A ultima opção de curso é voltada para a suinocultura. Será apresentado ao aluno todos os aspectos na produção de suínos, desde o principio da criação dos leitões, seleção de reprodutores e matrizes até a comercialização da carne. Dentre outros fatores a alimentação e os sistemas de criação. A carga horaria total é de 40 horas e a duração do curso é de 60 dias.

Rolar para cima