Jovem Aprendiz Petrobrás – Informações, vagas e salário

Jovem Aprendiz Petrobrás – Informações, vagas e salário

Anúncios

O programa Jovem Aprendiz Petrobrás tem o objetivo de qualificar jovens para o mercado de trabalho por meio de uma formação completa.

A Petrobrás é uma empresa que opera em mais de 25 países, atuando no segmento de exploração e produção de petróleo, refino, gás natural, energia elétrica, logística, comercialização, distribuição, entre outros.

Anúncios

O programa Jovem Aprendiz beneficia os dois lados: o jovem que tem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, ganhado qualificação; a empresa tem uma mente jovem atuando para o desenvolvimento da empresa e tem a possibilidade de atuar na qualificação do mesmo para isso.

Você não precisa de nenhum tipo de experiência anterior para se candidatar a uma vaga do programa Jovem Aprendiz e conseguir seu primeiro emprego.

A seguir você confere mais informações e fica sabendo também sobre vagas, inscrição, sobre o salário do Jovem Aprendiz Petrobrás e demais benefícios inclusos.

Informações sobre o Jovem Aprendiz Petrobrás

O programa jovem aprendiz é uma iniciativa do governo federal e tem o objetivo de oferecer qualificação profissional a jovens de baixa renda, tendo em vista garantir a inclusão social, e, com isso, ajuda-los a iniciar sua carreira,

As vagas são concorridas, mas todos os anos diversos jovens tem a oportunidade de iniciar sua jornada no mercado de trabalho por meio desse programa.

O Jovem Aprendiz é um programa que tem como base a Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Essa lei assegura que todas as empresas de grande e médio porte devem fazer a contratação de aprendizes, sendo que é obrigatório que os jovens aprendizes ocupem entre 5 até no máximo 15% das vagas de uma empresa.

As empresas que adotam o programa Jovem Aprendiz são aquelas que possuem parceria com o governo federal, como é o caso da Petrobrás.

No programa Jovem Aprendiz Petrobrás, que tem duração de aproximadamente 2 anos, o processo é divido em três etapas, sendo elas:

1 – Formação básica: essa é a primeira etapa e tem duração de aproximadamente 4 meses, sendo constituída de aulas voltadas a apresentar os conceitos fundamentais da profissão para o jovem;

2 – Formação profissional: aqui é quando o aluno deverá passar 9 meses no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), reconhecida instituição de ensino, recebendo aulas voltadas para a qualificação profissional do jovem;

3 – Vivencia de trabalho: a terceira e última etapa é referente aos 9 meses de trabalho como Jovem Aprendiz na Petrobrás. Nessa etapa o jovem contará com o auxílio de profissionais da própria empresa o orientando durante esse período.

O Jovem Aprendiz Petrobrás terá direito a um contrato de trabalho com vigência de 2 anos, não podendo prorrogá-lo por causa do curso (formação profissional).

Benefícios do jovem aprendiz

No programa Jovem Aprendiz da Petrobrás, além do jovem ter a oportunidade de se qualificar profissionalmente e ter a chance de ser contratado por essa empresa, ele ainda conta com os seguintes benefícios:

– Quando ao salário do Jovem Aprendiz Petrobrás, o valor recebido pelo jovem é referente as horas em que ele trabalhar (conhecido como salário-mínimo hora);

– Direito a carteira de trabalho assinada;

– O jovem aprendiz recebe também auxilio alimentação e auxílio transporte;

–  Tem direito a assistência médica e odontológica;

Vale lembrar que ao jovem aprendiz são concedidos todos os benefícios do direito trabalhista, ou seja, ele terá direito ao 13° assim como qualquer trabalhar assalariado, recolhimento do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (com alíquota de 2% sobre a remuneração) e direito a férias remuneradas também.

Funções do Jovem Aprendiz

Ao participar do programa de Jovem Aprendiz na Petrobrás, o jovem pode estar se candidatando para aturar em vagas administrativas, para vagas na refinaria ou também para vagas nos laboratórios de pesquisa da empresa.

Vale mencionar que existe faixa etária para uma dessas e nós ainda estaremos falando mais sobre isso aqui.

O que é necessário para se inscrever?

Dentre as exigências para conseguir se inscrever numa das vagas disponíveis, o candidato precisa:

– Estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou o ensino médio (devendo estar dentro da faixa etária de 15 até 21 anos e 11 meses);

– O Jovem Aprendiz precisa pertencer a família enquadrada em situação de vulnerabilidade social (baixa renda) e a qual deverá estar inclusa no Cadastro Único para programas sociais do governo (instrumento que serve para identificar famílias de baixa renda);

– Quanto a idade para participar do Jovem Aprendiz Petrobrás, o candidato deve ter entre 15 a 21 anos e 11 meses para participar do processo de seleção para as vagas na área administrativa (22 anos não completos). Já para as vagas na refinaria e laboratório de pesquisa, é necessário que o candidato tenha entre 17 anos e 9 meses até 21 anos e 11 meses;

– Outra exigência da Petrobrás para quem quer se candidatar é que o jovem resida nas proximidades da empresa.

De modo geral, as inscrições acontecem duas vezes por ano, mas isso pode variar de estado para estado.

Como se inscrever no programa Jovem Aprendiz Petrobrás

Para fazer sua inscrição é necessário que você visite o site da Petrobrás acessando esse link, em seguida você deve rolar a página até chegar onde estiver escrito “Instituições participante do programa”, lá você poderá selecionar o seu estado e, depois de clicar em “Buscar”, ver quais os locais onde pode estar realizando sua inscrição.

Nesse site também é possível obter todos os contatos disponíveis (telefone, e-mail, etc) da instituição parceira onde acontecerão as inscrições, assim como o endereço dela.

Cada local de inscrição realiza o processo seletivo em uma determinada data, ocorrendo que é de responsabilidade de cada comitê a apresentação das regras e procedimentos referentes a seleção e inscrição.

É importante relatar também que os comitês e instituições responsáveis pelas inscrições somente iniciam novas seleções 2 anos após o início de cada edição.

Esses comitês se encontram presentes em 29 regiões do Programa Jovem Aprendiz Petrobrás no Brasil. Sobre a documentação requerida, tudo estará descrito no edital.

O Jovem Aprendiz é uma oportunidade do jovem desenvolver habilidades para atuar no mercado, aprender o valor do dinheiro e ainda desenvolver a capacidade de trabalhar em conjunto com outras pessoas.

Rolar para cima