Anúncios

O SENAC abriu vagas para cursos gratuitos neste ano de 2022 em diversas áreas.
As vagas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Essa é a oportunidade para quem deseja se capacitar para o mercado de trabalho.
Esses cursos gratuitos oferecidos ajudarão os indivíduos de baixa renda que buscam uma qualificação profissional, podendo ter uma bolsa integral na instituição.
A seguir temos mais informações sobre os cursos gratuitos SENAC 2022 e como fazer sua inscrição.

O que é o SENAC?
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma das maiores e mais tradicionais instituições do Brasil. E os cursos que são oferecidos por essa instituição têm foco no mercado de trabalho, em especial no comércio.
Criada no ano de 1946, essa instituição possui cursos também voltados para a capacitação para os setores de serviços e turismo.
Isso quer dizer que nessa instituição será mais difícil encontrar cursos com foco em operações industriais. Há mais opções com foco no comércio, tais como: gestão financeira, coach, técnico em segurança do trabalho, gerência de lojas, técnico de qualidade, assistente de secretaria escolar, entre outros.


Aqueles que fazem algum tipo de curso no SENAC saem de lá com uma bagagem de conhecimento e prática, estando preparados para enfrentarem os desafios existentes na área escolhida.
Essa instituição possui unidades em diversos estados do Brasil, assim há como fazer o curso desejado mais perto de casa. Inclusive, os cursos variam de acordo com a unidade da instituição, isso significa que talvez um curso que haja num estado não exista em outro.

Anúncios

Requisitos para os cursos SENAC
O SENAC possui cursos de nível técnico, cursos livres, cursos EaD, os de ensino médio integrado, além de cursos de graduação e pós-graduação. E cada um desses cursos possui requisitos específicos.
No caso dos cursos livres, eles são cursos profissionalizantes, que podem ser feitos por qualquer pessoa. Esses cursos não exigem idade mínima e nem máxima, muito menos escolaridade.
Sobre os cursos gratuitos da instituição, eles são oferecidos unicamente para o público de baixa renda. As pessoas, então, que quiserem ter acesso a tais cursos devem comprovar que recebem até dois salários mínimos (por pessoa).

É ainda importante mencionar que as vagas do PSG são preenchidas segundo a ordem de inscrição. Por isso que quanto antes você aplicar para uma dessas vagas, melhor será.
Outros requisitos para ter acesso a bolsa de estudo de 100% na instituição é ter o perfil de acordo com o que está definido em “Posso fazer este curso?”, além de possuir os documentos que estão indicados no campo “Como me matricular?”.
Antes de aplicar para uma vaga, visite a página do curso desejado e tire todas as dúvidas analisando cada item.
Cada região onde o SENAC atua possui uma página com cursos variados e um modo de organização da plataforma que também se diferencia. Isso quer dizer que a plataforma de cursos do SENAC de São Paulo será diferente da plataforma do Rio de Janeiro. Mas o modo de inscrição, seleção e certificados seguem o mesmo padrão.

Sobre as categorias dos cursos SENAC PSG
A seguir você confere uma lista com as categorias dos cursos SENAC PSG 2022:
– Artes;
– Beleza;
– Comércio;
– Gestão;
– Informática;
– Designe;
– Tecnologia da Informação;
– Educação;
– Hospitalidade;
– Meio Ambiente;
– Comunicação;
– Saúde;
– Idiomas;
– Turismo;
– Moda;
– Segurança;
– Produção de alimentos;
– Gastronomia.
E dentre os cursos gratuitos com mais disputas por vagas há: administração, fotografia, manicure, cursos de idiomas como inglês, alemão e espanhol, atendente de lanchonete, básico de depilação, costureiro, banco de dados, assistente administrativo, cabeleireiro, Farmácia (atendente), entre outros.
Saber disso te ajudará a escolher bem a área e curso que será o melhor para construir ou desenvolver sua carreira.

Como se inscrever num dos cursos gratuitos SENAC 2022?
Antes de mostrarmos como fazer sua inscrição num dos cursos gratuitos do SENAC, é importante entender como tudo funciona.
É importante saber primeiro que as vagas são abertas ao longo do ano e que as mesmas são muito concorridas, por isso que quanto antes você fazer sua inscrição, então maiores serão as chances de conquistar uma dessas vagas.
A instituição costuma abrir turmas de tempos em tempos, assim, elas possuem um tempo de duração. E quando você acessar a página do curso poderá vera data de início e de término do mesmo.

Para fazer sua inscrição, comece acessando a plataforma do SENAC para seu estado. Nesse exemplo usaremos a plataforma da instituição para São Paulo.
Começaremos acessando o endereço a seguir: https://www.sp.senac.br/bolsas-de-estudo
Logo depois basta escolher o curso desejado ali. Os cursos que estiverem disponíveis para aplicar para uma vaga gratuita estarão especificados com “Inscrições abertas”. E ao lado estará escrito “Bolsas”, indicando que há bolsa de estudos disponível para os mesmos.
Após escolher o curso desejado, faça a rolagem da página e siga para “Escolha a unidade e conheça as turmas disponíveis”.
Você poderá conferir mais informações sobre o curso para fazer sua matrícula. Lá na página do curso estarão informações sobre a grade de conteúdo, os materiais que serão necessários, sobre o certificado, etc.

Logo abaixo será mostrada também a data disponível para que bolsistas façam a inscrição.

Quais os documentos necessários para se matricular num dos cursos do SENAC?
O interessado em fazer um curso gratuito pelo SENAC deve dispor dos seguintes documentos:
– RG;
– CPF;
– Comprovante que ateste que você concluiu o ensino fundamental 1;
– Em alguns cursos será necessário apresentar testado médico, como é o caso do curso de bombeiro civil. O atestado médico precisa ter sido emitido cerca de 60 dias antes de começar o curso. Sempre verifique o item “O que mais preciso saber” para se informar sobre outros documentos necessários para o curso;
– Caso não disponha do RG, há como apresentar também algum documento de identificação original que possua os números do RG e também do seu CPF.
Esteja atento as atualizações do SENAC da sua região para obter mais informações sobre as vagas gratuitas. Como dito, todos os anos essas vagas são apresentadas pela instituição pelo PSG.