Para quem deseja ingressar no mercado de trabalho em 2020 a Tim abre uma oportunidade única junto ao programa Jovem Aprendiz. Neste artigo vamos mostrar como se inscrever no programa, quais os benefícios e muito mais.

Jovem aprendiz Tim 2020

Conforme estabelece a Lei da Aprendizagem n° 10.097/00 toda a empresa de médio e grande porte deve contratar funcionários para as vagas de aprendiz. Como a Tim é uma das maiores empresas de telefonia no Brasil cabe a ela seguir o que diz a Lei e realizar o processo seletivo para o programa Jovem Aprendiz.

O aprendiz da Tim tem a oportunidade de conhecer diferentes setores dentro da empresa e aprender uma profissão, podendo ser efetivado após o contrato com o programa.

Sobre o Jovem Aprendiz

O programa é um incentivo do Governo Federal para garantir que jovens entre 14 e 24 anos de idade tenham o direito a aprender uma profissão sem abrir mão dos estudos.

O projeto que segue a Lei da Aprendizagem tem o objetivo de ajudar jovens de família baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho. Empresas de médio e grande porte contratam através do Jovem Aprendiz adolescentes que possuam o perfil procurado por essas empresas.

Benefícios do programa Jovem Aprendiz

O programa possui uma série de benefícios, além de ajudar os jovens a se profissionalizar ainda contribui com uma bolsa auxilio que pode chegar a até um salário mínimo. Confira abaixo quais são os benefícios destinados aos Jovens Aprendiz.

-Carteira assinada;

-Salário mínimo;

-Férias remuneradas no mesmo período das férias escolares;

-Jornada diária de trabalho de apenas 6 horas;

-Direito a vale-transporte;

-Curso de capacitação e treinamentos profissionais.

Requisitos para a inscrição no programa Jovem Aprendiz Tim 2020

As vagas são destinadas a adolescentes que não têm oportunidade de emprego, por isso, é possível afirmar que nem todos os candidatos possuem o perfil de aprendiz.

Veja a seguir quais são os critérios estipulados pelo programa.

-Idade: os aprendizes devem ter entre 14 anos de idade e 24 anos;

-Frequência escolar: o aluno deve manter-se com no mínimo 70% de presença nas aulas;

-Escolaridade: Para participar do programa os interessados devem estar matriculados e frequentando o ensino fundamental ou médio;

-Experiências trabalhistas: O jovem não deve possuir experiências na carteira de trabalho;

-Renda familiar: a renda familiar por pessoa deve ser de no máximo dois salários mínimos por pessoa;

-Jornada de trabalho: os candidatos precisam dispor de 4 a 6 horas diárias para o programa Jovem Aprendiz.

Vele lembrar que o programa prioriza jovens que compõe famílias de baixa renda, portanto se esse for o seu caso pode comprovar através de documentos e garantir uma vaga de aprendiz em 2020.

Inscrições Jovem Aprendiz TIM 2020

Ressaltamos que as inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela internet através do site oficial da TIM. Os interessados em ocupar um cargo de aprendiz na empresa devem seguir o passo a passo abaixo.

  1. Clique no link para acessar o site oficial da TIM (https://www.tim.com.br/);
  2. No canto inferior esquerdo clique na opção “Carreiras”. Uma nova janela se abrirá mostrando quais as vagas disponíveis. Clique na vaga de jovem aprendiz;
  3. Preencha o formulário e envie o seu currículo.

Caso não tenha a opção “Jovem Aprendiz” é porque o processo seletivo ainda não está disponível.

Depois do cadastramento aguarde o contato do RH da empresa e fique atento ao contato.

Atividades desenvolvidas pelos aprendizes da TIM

Os aprendizes da Tim desenvolvem tarefas importantes para o pleno funcionamento da empresa, destacamos algumas atividades como exemplos abaixo.

-Desenvolve relatórios;

-Atende os clientes;

-Auxilia na rotina do setor;

-Elabora planilhas;

-Acompanha relatórios.

Essas são algumas das tarefas desenvolvidas pelos aprendizes, porém elas podem variar de acordo com o setor que estão inseridos.

Etapas do processo seletivo Jovem Aprendiz Tim

As empresas, assim como a própria Tim, desenvolvem etapas para o recrutamento de aprendizes. Essas etapas consideram diferentes fatores de avaliação para buscar o perfil ideal para o cargo.

  1. Análise do currículo: primeiramente os currículos são analisados para garantir que os jovens selecionados sejam condizentes com as vagas a serem preenchidas.
  2. Contato via telefone ou e-mail: se o seu currículo for selecionado o RH da Tim entra em contato com você através do telefone ou e-mail cadastrado.
  3. Redação: nessa fase os entrevistadores podem avaliar o nível de conhecimento da língua portuguesa de cada candidato, requisito importante para a seleção.
  4. Dinâmica em grupo: o trabalho em equipe é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho, por isso é um recurso utilizado no processo seletivo.
  5. Entrevista: a entrevista visa conhecer melhor os candidatos e apontar os benefícios do programa como salário, vales e muito mais.

Dicas sobre o processo seletivo Jovem Aprendiz Tim

Os interessados em candidatar-se para as vagas de aprendiz Tim 2020 podem seguir algumas regras garantindo assim uma boa colocação no processo. Confira as seguintes dicas para o programa.

-Roupa: é importante evidenciar que se trata de uma seleção de aprendizes e cabe aos candidatos estarem apresentáveis para a entrevista. Opte por roupas básicas, não exagere nos produtos de maquiagem e nem nos acessórios.

-Pesquisa: pesquise sobre a empresa, fundação, logo tipo, produtos que são comercializados por eles e muito mais. Desse modo a entrevista será mais produtiva.

-Higiene: a higiene é fundamental para mostrar seu comprometimento com a empresa. Esteja limpo, com roupas apresentáveis, barba feita e unhas cortadas.

Por fim, não coma nenhum tipo de alimento ou masque chiclete durante a entrevista. Responda as perguntas e quando não souber algo diga que desconhece.

Resumo

Podemos resumir o artigo como um texto informativo que trouxe aspectos importantes sobre o recrutamento do programa Jovem Aprendiz junto a empresa TIM.

A partir da leitura dessa dissertação foi possível entender de que modo a seleção ocorre, quais os benefícios do programa e atividades desenvolvidas pelos aprendizes Tim.

Siga o passo a passo da inscrição e cadastre-se no programa, siga as dicas do recrutamento e comece o ano trabalhando em uma das maiores empresas brasileira de telefonia.