É possível candidatar-se a vaga de aprendiz na Oi sem ter experiências profissionais anteriores. Neste artigo vamos dissertar sobre o programa Jovem Aprendiz e saber sobre seu funcionamento, processo seletivo, atividades desenvolvidas pelos jovens na empresa de telefonia mais famosa do Brasil.

Jovem Aprendiz Oi

A Oi abre anualmente inúmeras vagas de aprendiz para jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

A empresa que é considerada uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil possui cerca de 40 mil colaboradores, dispondo de vagas para o programa Jovem Aprendiz.

Os participantes do programa terão direito a receber um salário mínimo de acordo com a lei da aprendizagem (n° 10. 097/00).

Sobre o programa Jovem Aprendiz

Trata-se de um projeto constituído pelo Governo Federal que tem o objetivo de oportunizar o ingresso de jovens de família baixa renda no competitivo mercado de trabalho.

O programa toma como base a Lei número 10.097/2000 sobre a aprendizagem. A mesma estipula que empresas de médio e grande porte devem conceder de 5% a 15% das suas vagas a jovens com idade entre 14 e 24 anos de idade.

Requisitos do programa Jovem Aprendiz Oi

Para participar do programa os interessados devem possuir algumas exigências trazidas na Lei e especificadas pela empresa. Para ser um aprendiz Oi, por exemplo, as condições a seguir devem fazer parte do perfil do candidato.

-Idade: Ter no mínimo 18 anos e no máximo 24;

-Formação: estar cursando o ensino médio ou já ter concluído o mesmo;

-Conhecimentos básicos: não é exigida nenhuma experiência, mas um diferencial é ter conhecimentos sobre informática;

-Jornada de trabalho: a jornada de trabalho diária é de no máximo 6 horas diárias, portanto, os candidatos devem dispor desse tempo.

Vale lembrar que esse deve ser o primeiro contato do aprendiz com o mercado de trabalho, por isso é vedada a participação de candidatos que já tenham trabalhado com carteira assinada.

Jovens de baixa renda são priorizados durante o processo, mas para isso se faz necessário a comprovação de que a família recebe um salário mínimo por pessoa.

Benefícios do programa Jovem Aprendiz Oi

Entre os benefícios do trabalho de aprendiz destacam-se os seguintes, mas o mais importante ao aprendiz é ter a oportunidade de ajudar na renda familiar sem se descomprometer com os estudos.

-Carteira assinada;

-Salário mínimo;

-Cursos de capacitação;

-Aprende uma profissão;

-Vale-refeição;

-Assistência médica e odontológica;

-Seguro de vida.

É importante ressaltar que os jovens participantes desse projeto governamental têm menor chance de serem marginalizados, porque eles dedicam parte do dia aos estudos e outra parte ao trabalho.

Inscrição Jovem Aprendiz 2020

Quando as inscrições estiverem abertas os candidatos podem se inscrever pela internet e garantir uma vaga no programa.

Siga o passo a passo abaixo para realizar a inscrição para o Jovem Aprendiz Oi 2020. 1. Clique no link para acessar o site oficial da OI (http://www.oi.com.br/);

  1. Selecione a opção “aprendiz” e posteriormente clique em “candidatura”;
  2. Preencha o cadastro e envie seu currículo

Caso seja selecionado a Oi entrará em contato através do número de telefone ou e-mail cadastrado.

Etapas do processo seletivo Jovem Aprendiz da Oi

A Oi busca jovens que se encaixem no perfil de aprendiz da empresa, por isso seleciona os candidatos a partir do desempenho dos mesmos no processo seletivo. Cada fase do recrutamento é importante para a seleção.

  1. Análise do currículo: primeiramente o RH analisa o currículo dos participantes, selecionando aqueles que mais se parecem com o perfil da empresa.
  2. Contato via telefone ou e-mail: após a seleção dos currículos a companhia contata os candidatos os convidando a participar da seleção de emprego do programa.
  3. Redação: é possível ter que redigir um texto durante o processo de escolha do aprendiz. A redação é uma maneira de avaliar o domínio da língua.
  4. Dinâmica em grupo: serve para analisar como os candidatos se saem quando trabalham em equipe, se eles possuem liderança, se respeitam as diversas opiniões, etc.
  5. Entrevista: na entrevista o candidato conhece mais sobre a empresa e vice e versa. Informações salarias e/ou sobre a jornada de trabalho são informadas nesse momento.

6.Prova: quando houver prova conhecimentos específicos da língua portuguesa e da matemática podem ser analisados.

Nem sempre o processo seletivo encontra-se nessa ordem, às vezes podem considerar outras etapas ou basear-se apenas em uma entrevista e prova. É importante estar preparado para todas as etapas.

Vagas para o programa Jovem Aprendiz 2020

Além da Oi demais companhias estarão recrutando aprendizes para o ano seguinte. Confira a seguir quais são as empresas que irão contratar aprendizes em 2020;

-Azul seguros;

-Bradesco;

-Caixa;

-Correios;

-Droga Raia;

-Hinode;

-Itaú;

-Nike;

-Pão de açúcar.

Dica sobre o que vestir para a entrevista

Uma das maiores duvidas de quem vai a uma entrevista de emprego é a respeito da roupa que deve usar. O modo que nos vestimos é muito importante, pois ele pode falar muito a nosso respeito.

Nas entrevistas de emprego pequenos critérios podem ser usados para desempate da vaga, por isso preste atenção nas seguintes dicas referentes ao vestuário.

  1. É importante vestir roupas limpas e bem passadas. Tratando-se de uma vaga de aprendiz vista-se com mais maturidade para mostrar que está comprometido com a empresa.
  2. Se você costuma se maquiar use os produtos naturalmente, mas não orientamos excesso de maquiagem. Prefira batons discretos e uma maquiagem suave, não use sombras ou mascará para cílios.
  3. Os acessórios podem contribuir com a sua aparência, mas se usa-los em demasia pode passar a impressão errada.
  4. Não opte por sapatos de salto alto, principalmente se não souber caminhar com eles. De preferencia a calçados habituais que não vão causar desconfortos.

Resumo

É possível afirmar que com base nas informações dispostas no texto os leitores compreenderam o programa Jovem Aprendiz e de que forma ele usa a Lei da Aprendizagem para garantir emprego para milhares de jovens.

Para participar do jovem aprendiz Oi 2020 fique atento nas inscrições e candidate-se através do site, aproveite todas as vantagens.