Jovem Aprendiz CIEE 2019 – Informações e Vagas

Jovem Aprendiz CIEE 2019 – Informações e Vagas

Anúncios

O programa Jovem Aprendiz CIEE oferece a oportunidade que muitos jovens buscavam de iniciar sua carreira profissional.

Em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a CIEE oferece vagas para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, é o chamado programa Jovem Aprendiz CIEE, que qualifica e ajuda o jovem na obtenção do primeiro emprego.

Anúncios

O Jovem Aprendiz é a maneira legal de muitos jovens ingressarem no mercado de trabalho e ainda de incentivar o estudo, já que um dos requisitos para participar do programa é que o jovem esteja estudando ou tenha concluído seus estudos.

Essas vagas, disponibilizadas pelo programa, são determinadas pela LEI No 10.097, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000, conhecida como Lei da Aprendizagem. A Lei da Aprendizagem determina que empresas de médio e grande porte preencham de 5 a 15% de suas vagas com jovens aprendizes, aos quais, além da vaga de aprendiz legal, devem oferecer também treinamento para qualificação profissional e orientação fornecida por profissional da empresa.

O Jovem Aprendiz é o meio de dar início a uma carreira profissional de maneira qualificada, desenvolvendo as competências necessárias para se tornar um excelente profissional e conseguir uma carreira estabilizada a e melhores condições de vida para si e para sua família.

A seguir estremos falando mais sobre o CIEE, as vagas disponíveis, sobre os benefícios e como fazer sua inscrição no Jovem Aprendiz CIEE.

Sobre a CIEE

CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é uma instituição que há mais de 50 anos vem ajudando jovens na sua formação, seja por meio de programas de aprendizagem ou de estágios, auxiliando-os no início de sua carreira profissional.

A CIEE é uma instituição sem fins lucrativos e que realiza a integração entre jovens em busca de uma oportunidade do primeiro emprego e empresas que estejam em busca de novos talentos (os quais possam desenvolver segundo as necessidades do seu negócio).

No site da instituição são apresentados processos seletivos para vagas em diferentes áreas de atuação e também são oferecidos cursos de capacitação para o jovem que queira se tornar um profissional qualificado e apto.

O jovem que deseja ganhar seu primeiro salário, seja para ajudar nas despesas da família ou para conseguir sua independência financeira, poderá conta com os benefícios das vagas oferecidas pela CIEE para se qualificar e conseguir seu primeiro emprego.

Sobre a metodologia de ensino utilizada, o objetivo da CIEE nesse quesito é desenvolver as habilidades e capacitações do jovem por meio de atividades desafiadores, que estimulem seu senso de organização, trabalho em equipe e capacidade de solucionar problemas, assim ele terá as qualidades necessárias para atuar no mercado de trabalho de forma profissional destacada.

Vagas disponíveis no Jovem Aprendiz CIEE

O programa Jovem Aprendiz CIEE oferece qualificação profissional ao jovem em diferentes segmentos, logo, se você busca uma vaga em determinada área, pode ser que encontre o que busca na CIEE. Conheça a seguir algumas das vagas disponíveis:

Auxiliar De Produção;

Auxiliar De Alimentação (preparo e serviços);

Arco Bancário (voltado para adolescentes);

Comércio e Varejo;

Logística;

Ocupações Administrativas;

Operador De Microcomputador;

Ocupações Administrativas.

A duração do programa Jovem Aprendiz CIEE varia de 11 a 24 meses, a depender do curso escolhido e também das horas trabalhadas por dia.

Requisitos para ser Jovem Aprendiz CIEE

O jovem que deseja se candidatar para uma das vagas do programa Jovem Aprendiz CIEE deve estar ciente de que existem alguns requisitos para isso, conheça a seguir esses requisitos:

– É necessário ter entre 14 a 24 anos de idade (os candidatos com algum tipo deficiência não possuem limite de idade para se inscreverem);

– As vagas são preferencialmente voltadas para jovens de baixa renda e que tenham concluído ou que estejam estudando em escola pública;

– O jovem que quiser se candidatar a uma das vagas precisa não possuir registro de trabalho profissional anterior (não ter trabalhado com carteira assinada antes);

– Deve estar matriculado e frequentando o ensino fundamental ou ensino médio ou já tê-lo concluído;

– Ter disponibilidade de trabalhar entre a 4 a 6 horas por dia.

Benefícios do Jovem Aprendiz CIEE

Além da qualificação profissional do jovem para atuar no mercado de trabalho, desenvolvendo suas habilidades e competências, o programa Jovem Aprendiz CIEE ainda concede os seguintes benefícios:

– Salário de acordo com o praticado no mercado de trabalho;

– Contrato assinado como Jovem Aprendiz com duração de 2 anos;

– O jovem terá direito a vale refeição, vale transporte e também ao vale alimentação;

– Assim como qualquer trabalhador assalariado, o Jovem Aprendiz tem direito também a férias remuneradas;

– O jovem contará com os benefícios do auxílio doença e auxilio acidente;

– Terá acesso ais direitos trabalhistas assegurados na Lei 10.097/2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem (FGTS, INSS, Registro na CLT, 13º salário).

Sobre a remuneração

Quanto ao salário recebido como Jovem Aprendiz CIEE, o valor vai variar segundo a empresa onde o jovem ingressará (já que o CIEE é responsável pela intermediação entre empresa e jovem aprendiz, como já foi mencionado aqui antes), contudo, o valor padrão para jovens aprendizes é de até 1 salário mínimo ou, geralmente, o valor tem como base também o salário-mínimo hora (o jovem recebe o pagamento referente as horas trabalhadas).

Como fazer sua inscrição no Jovem Aprendiz CIEE

Para realizara a sua inscrição no programa Jovem Aprendiz CIEE é bastante simples, já que todo o processo é feito através da internet, no site da instituição, de maneira prática e segura.

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site da CIEE e ir na seção de cadastro, através desse link aqui.

Chegando até a página, lá vai aparecer para que você faça um cadastro, escolha a opção “Estudante Cadastre-se”.

Na tela seguinte serão solicitadas algumas informações pessoais, preencha todas as informações corretamente e depois clique em “Próximo”.

Depois que você tiver feito seu cadastro, então poderá acessar as funções disponíveis no site e fazer seu cadastro para uma das vagas do programa Jovem Aprendiz CIEE disponíveis. No próprio site você encontrará todas as informações necessárias: endereços, contatos telefônicos e de e-mail, entre outros.

Rolar para cima