Se você é jovem e está na faixa etária dos 15 aos 22 anos, então certamente poderá participar de um dos dois grandes programas para aprendizes do Banco do Brasil. São eles:

– Programa Aprendiz BB
– Programa Jovem Aprendiz

Ambos programas são voltados para adolescentes e jovens de baixa renda, e o intuito é preparar para o mercado de trabalho com práticas de desenvolvimento social, pessoal e profissional.

Assim, o Banco do Brasil consegue contribuir com a formação de adolescentes e jovens com base nos princípios de cidadania, solidariedade e ética.

Saiba mais sobre o Jovem Aprendiz Banco do Brasil como informações de vagas, como se escrever, quem poderá participar e os benefícios.

Vagas

Atualmente o Banco do Brasil conta com mais de 4 mil aprendizes, que são estudantes e passaram por seleções e contratações feitas pelas Entidades Sem Fins Lucrativos que estão conveniadas ao banco.

As vagas estão disponíveis o ano todo. Para saber como fazer a sua inscrição, continue a leitura, pois passaremos todas as informações que você precisa.

Como se inscrever

Você que pretende ser um candidato a qualquer um dos dois programas Jovem Aprendiz Banco do Brasil, deverá fazer um cadastro em qualquer uma das Entidades Sem Fins Lucrativos que seja conveniada ao banco.

Essas entidades desenvolvem programas sociais para adolescentes e jovens de comunidades carentes. Se por acaso você não conhece nenhuma entidade desse tipo, é bom se informar na associação de bairro ou de classe, ou mesmo da Prefeitura de sua cidade.

Feito o seu cadastro, você passará por um processo de seleção e capacitação, se atender aos pré-requisitos, sua chance de ser contratado será grande.

É bom saber que a contratação é feita de forma indireta por essas entidades, e têm validação pelo Ministério do Trabalho.

O trabalho a ser desenvolvido do jovem aprendiz é por um período de até 24 meses, não havendo a possibilidade de renovar o estágio.

Outro detalhe interessante é que a seleção e o vínculo empregatício dos aprendizes são feitos diretamente pelas entidades sem a interferência do Banco do Brasil.

Pré-requisitos

Programa Aprendiz BB:

a) idade entre 15 anos e 16 anos incompletos;
b) renda familiar de até meio salário mínimo nacional, por pessoa;
c) recrutados na rede de escolas públicas ou em escolas particulares, desde que bolsistas, com bom aproveitamento e frequência regular na escola;
d) cursando, no mínimo, a sétima série ou o oitavo ano do ensino fundamental, quando da sistemática de nove anos instituída pela Lei 11.274/2006.

Programa Jovem Aprendiz:

a) idade entre 18 anos e 22 anos incompletos;
b) renda familiar de até um salário mínimo nacional por pessoa;
c) matriculados na rede de escolas públicas ou em escolas particulares, desde que bolsistas, com bom aproveitamento e frequência regular na escola, caso não concluído o ensino médio.
d) cursando, no mínimo, a primeira série do ensino médio, caso não concluído o ensino médio. Se tiver concluído o ensino médio, não pode estar cursando ou ter concluído o nível superior.

Capacitação

Uma vez selecionado então você passará pela fase de capacitação, que é distribuída da seguinte forma de acordo com a carga horária:

Programa Aprendiz BB: são 552h (30%) de aprendizagem teórica na ESFL e 1.288h (70%) de aprendizagem prática no Banco, totalizando 1.840h de carga horária.

Programa Jovem Aprendiz: são 828 h (30%) de aprendizagem teórica compartilhada entre a ESFL e o Banco, e 1.932 h (70%) de aprendizagem prática no Banco, totalizando 2.760 h de carga horária.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho varia para adolescentes e jovens. Para o primeiro caso só 4 horas por dia de trabalho, enquanto que para os jovens, são 6 horas diárias, tendo direito a 15 minutos de descanso.

Essas horas de trabalho deverão ser compatíveis com seu horário de estudos. E além disso, é bom saber que nos cinco dias da semana, você trabalhará no banco apenas 4 horas, sendo que um dia na aprendizagem será teórica feita na entidade sem fins lucrativos que selecionou você.

Benefícios

Os benefícios que os programas Aprendiz BB e Jovem Aprendiz oferecem aos adolescentes e jovens, são os seguintes:

Programa Aprendiz BB

– Remuneração de 1 salário mínimo nacional;
– Auxílio alimentação no valor de R$ 200,00;
– Vale-transporte;
– Plano de saúde.

Programa Jovem Aprendiz

– Remuneração de 1,5 salário mínimo nacional;
– Auxílio alimentação no valor de R$ 200,00;
– Vale-transporte;
– Plano de saúde.

Os programas Aprendiz BB e Jovem Aprendiz foram criados com base na Lei de Aprendizagem (Lei nº10.097/00), do Decreto 5.598/05 e, também, do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros dispositivos legais.

Se você precisa de mais detalhes, então acesse https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/programa-aprendiz#/

Compartilhe esta informação com seus amigos e familiares!