Neste artigo vamos ensinar aos leitores de que forma os jovens podem ingressar no mercado de trabalho sem possuir experiências profissionais.

A partir da leitura do texto será possível conhecer o programa Jovem Aprendiz, aprender a cadastrar-se e garantir uma vaga de emprego para 2020.

Jovem Aprendiz Amil

A Amil é uma rede de saúde presente em vários estados do Brasil. Com cerca de 6,2 milhões de beneficiários é considerada uma das maiores empresas do seu segmento a nível nacional.

Sendo ela uma empresa de grande porte deve seguir o estipulado pela Lei da Aprendizagem n° 10.097/00 que estabelece a companhias de médio e grande porte o contrato de jovens para ocupar vagas de aprendizes na empresa.

Sobre o programa Jovem Aprendiz

O programa foi criado pelo Governo Federal objetivando o ingresso de jovens de famílias baixa renda no mercado de trabalho atual. Esses jovens de acordo com a Lei da Aprendizagem terão direito a se profissionalizar-se e ajudar as suas famílias financeiramente.

Para participar do projeto do Governo Federal os interessados devem atender alguns critérios em especifico, sendo o principal deles manter a frequência escolar. Essa é uma maneira de garantir os estudos desses jovens e que os mesmos não sejam marginalizados.

Requisitos para a inscrição

Para que deseja inscrever-se no programa Jovem Aprendiz da Amil é importante ressaltar que algumas condições são necessárias para a participação do programa, confira a seguir.

-Idade: os candidatos devem possuir entre 16 e 22 anos de idade;

-Escolaridade: os aprendizes devem estar cursando o ensino fundamental ou médio. Pode ser egresso do ensino médio se possuir a faixa etária exigida;

-Jornada de trabalho: o jovem deve dispor de 4 a 6 horas de trabalhos diárias;

Vale lembrar que os interessados em participar da seleção não devem ter experiências anteriores de trabalho, pois o objetivo do programa é o ingresso desses jovens no mercado de trabalho.

Também é importante evidenciar que o Jovem Aprendiz prioriza candidatos em situação de maior vulnerabilidade, pois tem como principal intuito mantê-los estudando.

Benefícios do Jovem Aprendiz Amil

O programa estipula por lei que determinados benefícios sejam pagos aos jovens que ocuparem o cargo de aprendiz. Observe abaixo os benefícios que recebem os aprendizes Amil.

-Carteira assinada;

-Salário mínimo;

-Férias remuneradas junto com as férias escolares;

-13° salário;

-Vale-refeição e vale-transporte;

-Cursos de capacitação;

-FGTS.

Inscrição para o programa Jovem Aprendiz Amil

Se você possui o perfil de aprendiz procurado pela empresa Amil vamos ensinar o passo a passo para a inscrição, que é feita exclusivamente pelo site.

  1. Clique no link para acessar o site (https://www.amil.com.br/portal/web/servicos/trabalhe-conosco);
  2. Clique em “candidato” e pesquise pela palavra-chave “Jovem Aprendiz” procurando por vagas. Escolha a vaga e selecione a opção “Candidate-se agora”.
  3. Crie um cadastro e envie seu currículo para que o RH da empresa avalie.

Caso você seja selecionado para entrevista a Amil vai entrar em contato com você por telefone ou e-mail.

Atividades desempenhadas pelo Jovem Aprendiz Amil

Algumas funções são destinadas aos aprendizes e elas são de muita ajuda ao bom funcionamento da empresa. A seguir vamos trazer algumas atividades realizadas pelos aprendizes na empresa Amil.

-Atendimento ao púbico: umas das primeiras tarefas da qual o aprendiz tem conhecimento é o atendimento ao público. Cabe ao jovem realizar atendimento pessoalmente ou por telefone, atendendo com respeito e eficiência todos os clientes;

-Organização do setor: os aprendizes devem manter os documentos, fichários e demais materiais de trabalho do setor organizado;

-Cadastramento: cabe ao jovem aprendiz cadastrar novos clientes;

-Marketing: oferecer produtos e realizar propagandas nas redes sociais podem ser tarefas desempenhadas pelo aprendiz.

Características esperadas do Jovem Aprendiz

Espera-se do aprendiz algumas características que contribuam para o trabalho, observe quais são elas a seguir.

-Atitude: o aprendiz deve ter atitudes positivas e que contribuam com o trabalho em equipe;

-Organização: manter o setor organizado é muito importante para o trabalho diário;

-Pontualidade: ser pontual demostra o nível de comprometimento do jovem com a equipe;

-Trabalho em equipe: é necessário saber trabalhar em equipe, respeitar a opinião dos colegas e contribuir com todos.

Etapas do processo seletivo Jovem Aprendiz Amil

Durante o processo de recrutamento de novos aprendizes existem etapas a serem seguidas, nem sempre a seleção compreende todas essas faces, mas é importante estar preparado para cada uma delas.

  1. Análise do currículo: primeiramente o RH da empresa analisa o currículo dos candidatos, selecionando aqueles que possuem as características esperadas.
  2. Contato via telefone ou e-mail: caso o seu currículo seja selecionado a empresa entrará em contato com você para informa-lo da seleção.
  3. Redação: uma das possíveis fases do processo seletivo é a redação. O ato de redigir um texto mostra aos entrevistadores o domínio da língua portuguesa por parte do candidato.
  4. Dinâmica em grupo: são avaliados os trabalhos da equipe, de que forma cada participante se porta diante dos conflitos, se há respeito e liderança, entre outros aspectos fundamentais ao cargo.
  5. Entrevista: a entrevista serve para candidato e empresa se conhecerem melhor e saber se ambos estão dispostos a trabalharem a favor um do outro.

6.Prova: se houver uma prova será afim de analisar conhecimentos específicos como matemática e língua portuguesa.

Vagas para o programa Jovem Aprendiz 2020

Muitas empresas vão abrir vagas para o programa Jovem Aprendiz e isso garante uma maior chance aos candidatos que desejam participar do recrutamento. Veja abaixo algumas companhias que estarão contratando aprendizes em 2020.

-Azul seguros;

-Bradesco;

-Caixa;

-Correios;

-Droga Raia;

-Grupo Petrópolis;

-Hinode;

-Itaú;

-Nike;

-Oi;

-Pão de açúcar;

-Tim.

Resumo

Podemos resumir o presente artigo como um texto informativo a respeito do programa Jovem Aprendiz da empresa Amil.

Com base na leitura do texto foi possível compreender melhor de que forma o projeto do Governo Federal contribui com o ingresso de jovens de família baixa renda no mercado de trabalho.

Conforme vimos nesse artigo a Lei da Aprendizagem tornou possível a criação desse projeto e atualmente ajuda milhares de jovens brasileiros a conquistar seu primeiro emprego.

Entre no site e se inscreve!