Inscrições no concurso da Aeronáutica já começaram; veja como se candidatar

Inscrições no concurso da Aeronáutica já começaram; veja como se candidatar

Anúncios

Se você alguma vez já sonhou em entrar para a aeronáutica, posso lhe dizer que então é a hora de dar o primeiro passo em busca de seus sonhos. O Exército Brasileiro já abriu as inscrições para o concurso da Aeronáutica. Porém as inscrições são para quem pretende seguir o curso de formação de Sargentos da Aeronáutica.

As inscrições são agora, e o ingresso deve ocorrer no primeiro semestre do ano de 2021. Esse prazo, porém, pode não ser tão “fixo” e pode ainda ser prorrogado, devido a pandemia gerada pela Covid-19.

Anúncios

O que é a Aeronáutica e o que se faz lá?

A Aeronáutica é a força militar responsável pelo serviço aéreo, ou de aviação em caso de eventuais combates, isso além de ser responsável pela defesa de um país ou nação em caso de qualquer ameaça, sendo essa juntamente com o fornecimento de insumos de todos os tipos as atividades principais.

Foi criada no ano de 1941, no dia 20 de janeiro e desde então presta serviço ao país. Ela pertence ao ministério da defesa e atualmente possui mais de 700 aeronaves e mais 80 mil militares. Participou da segunda guerra mundial pela força expedicionária brasileira entre os anos de 1942 e 1945, esteve do lado dos Aliados lutando contra a Alemanha Nazista, Itália e Japão.

Como faço para me alistar?

Uma das maneiras de ingresso é por meio da prestação de concurso público, para isso o candidato já deve possuir o ensino superior completo. O candidato a vaga deve prestar o concurso em qualquer uma das instituições de ensino conveniadas a FAB (Força Aérea Brasileira).

Para se alistar ainda é necessário que se tenha pelo menos 18 anos e tenha completo o ensino médio. Além disso o candidato não pode completar 25 anos até o fim do ano em que ele realizar a matrícula.

A inscrição para a Força Aérea Brasileira pode ser realizada de maneira totalmente online e virtual, no site da EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica) até as 15 horas do dia 26 de agosto, com o custo da taxa de inscrição fixado em R$ 60,00 sendo possível ainda o candidato requerer a isenção da taxa, se for comprovada a baixa renda do mesmo.

Quais as vagas disponíveis?

Para este ano foram disponibilizadas cerca de 290 vagas para oficiais nas mais variadas áreas. Os segmentos das vagas são as seguintes:

Meteorologia: que disponibilizou 12 vagas

Cartografia: disponibilizou 4 vagas

Eletricidade e instrumentos: segmento que disponibilizou 20 vagas

Desenho: nesse ano disponibilizou apenas 3 vagas

Eletromecânica: disponibilizou cerca de 10 vagas

Metalurgia: disponibilizou também apenas 4 vagas

Informações Aeronáuticas: disponibilizou um total de 12 vagas

Comunicações: disponibilizou 16 vagas

Bombeiro: essa aqui causa certo espanto quando aparece no quadro de vagas, porém atualmente toda grande corporação precisa de um bombeiro integrado na equipe para o caso de algum acidente ou algum incêndio. Neste ano serão disponibilizadas 10 vagas no segmento.

Foto inteligência: serão disponibilizadas 8 vagas para essa função

Guarda e segurança: serão disponibilizadas 35 vagas

Estrutura e pintura: neste segmento também serão disponibilizadas 10 vagas

Suprimento: nessa função, para este ano serão disponibilizadas 18 vagas

Controle de tráfego aéreo: esta é a função com a maior disponibilidade de vagas de todas as outras citadas aqui. Possuirá para este ano um total de 128 vagas abertas.

Como são os concursos?

O primeiro passo para prosseguir com o processo de ingresso na Força Aérea Brasileira consiste na realização da prova escrita, onde através da nota obtida pelo candidato será possível avaliar a sua classificação ou em caso de nota relativamente baixa, ocorre a eliminação do candidato.

Serão avaliados conteúdos de língua portuguesa, inglês, matemática e conteúdo de física. Todos eles separados e nessa respectiva ordem. A prova possui uma duração de 4 horas e vinte minutos para a completa realização.

Logo após o candidato ter realizado a prova escrita, se tiver obtido uma nota de caráter satisfatório ele se classificará para a inspeção de saúde. A inspeção de saúde funciona de maneira análoga a inspeção de saúde do exército que e caracterizada pela obrigatoriedade de se despir, salvo em caso especifico onde, para isso deve ser apresentado um atestado.

Além do exame da inspeção de saúde é realizado o exame de aptidão psicológica. Como a grande maioria sabe, as forças militares conseguem mudar completamente a mentalidade de um adolescente. O tornando assim mais disciplinado, traz mais seriedade e melhora significativamente o auto controle do jovem. Para isso ocorrer, utilizam-se de métodos que colocam os soldados sobre uma grande pressão psicológica e física, os levando sempre ao seu limite. Mas nem todos estão preparados para esse extremo, daí vem a importância do exame de aptidão psicológica.

Outro passo importante é o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, como já disse anteriormente, as forças militares levam os seus subordinados aos extremos físicos e psicológicos, mas da mesma maneira que nem todos estão preparados psicologicamente, muitos não estão fisicamente preparados para ingressarem nas forças aéreas. Entre os exames exigidos para o ingresso estão programadas atividades como a de correr uma determinada distancia em um determinado tempo (tempos e distancias diferentes para o ingresso de oficiais do sexo masculino e do sexo feminino) e a realização de flexões por exemplo.

O último procedimento consiste na validação da inscrição juntamente com a apresentação dos documentos requeridos aos candidatos, a não apresentação de algum desses documentos pode acarretar na eliminação do candidato, e se isso ocorrer o próximo candidato que possuir uma nota e uma posição logo abaixo da última classificada será chamado para ocupar a vaga.

Onde posso fazer a prova?

A prova pode ser realizada em 15 cidades espalhadas no território brasileiro e a sua realização está prevista para o dia 22 de novembro. No estado do Rio Grande do Sul existem duas cidades onde pode ser realizada a prestação do concurso, são elas a cidade de Santa Maria e a cidade de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre.

Rolar para cima